FLUOCINOLONA ACETONIDA





 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Ações terapêuticas.

Corticóide tópico.

 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Propriedades.

O acetonido de fluocinolona é um corticóide de uso tópico que possui uma potente atividade terapêutica antiinflamatória, antiexsudativa e antipruriginosa. Inibe a migração e o acúmulo de material celular (leucócitos, macrófagos, células inflamatórias), a liberação de mediadores da inflamação, enzimas lisossomiais e a síntese de mediadores químicos e prostaglandinas. Seu sal acetonido outorga à fluocinolona uma excepcional atividade antiinflamatória local com a mesma atividade esteróide sistêmica.

 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Indicações.

Dermatite alérgica, dermatite de contato, dermatose, eczemas, psoríase, pruridos, lúpus eritematoso discoidal, alopecia areata.

 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Posologia.

Aplicar uma fina camada sobre a região afetada e repetir duas a quatro vezes ao dia. Pode ser utilizada uma compressa oclusiva (película plástica) para certas afecções como a psoríase e outras patologias dermatológicas. Se houver desenvolvimento de alguma infecção, deve-se suspender o uso da compressa oclusiva e iniciar o tratamento antimicrobiano adequado.

 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Superdosagem.

Supressão irreversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Reações adversas.

Podem ocorrer reações locais: sensação de calor, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite peitoral, dermatite alérgica por contato, maceração da pele, infecção secundária, emagrecimento, atrofia e estrias da pele, dilatação capilar.

 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Precauções.

Em alguns pacientes, a absorção sistêmica dos corticóides tópicos pode causar supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria. A aplicação prolongada, em áreas amplas, e as compressas oclusivas favorecem o incremento da absorção sistêmica do corticóide. Recomenda-se não aplicar em crianças menores de dois anos. O uso durante a gravidez está restringido a um curto período de tempo e a áreas reduzidas da pele.

 

FLUOCINOLONA ACETONIDA Contraindicações.

Pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula. Dermatites fúngicas ou virais, acne rosácea, dermatites infectadas.



  • fluocinolona
  • o que é fluocinolona acetonida
  • acetonida
  • acetonido de fluocinolona
  • Fluocinolona acetonida

  • novedades android
Comparte esta nota:

Comentarios:

Loading Facebook Comments ...
Deja tu comentario
Tu Comentario